sexta-feira, 18 de julho de 2014

Aurora no deserto



Titulo Original: Desert Dawn
Escritora: Waris Dirie
Editora:  Edições Asa

SinopseTop model, Porta voz das Nações Unidas para os direitos das mulheres em Africa e, acima de tudo, um ser humano de notável coragem e sensibilidade, Waris Dirie nasceu numa tribo de nómadas do deserto africano, mas propriamente na Somália. 
Em Flor do Deserto, Waris contou a sua história: com apenas 5 anos, foi vitima de um dos mais bárbaros costumes, a mutilação genital; Quando, já com 12 anos, o pai tentou negociar o seu casamento com um desconhecido de 60, decidiu desaparecer. Os perigos da sua fuga pelo deserto viriam a ser largamente compensados pela conquista da liberdade que, passadas as dificuldades iniciais, lhe abriu as portas do mundo da moda e da defesa dos direitos humanos, área em que a sua voz é inestimável fonte de esperança. 
Embora Waris Dirie tenha abandonado a sua terra natal, nunca esqueceu o país e a cultura que a moldaram; um mundo de fome e violência, onde as mulheres não tem voz nem lugar - o mesmo mundo que quase a destruiu e lhe deu também armas para sobreviver. Neste livro, ela vai até ao âmago da sua coragem e volta á Somália. A aurora do deserto é o relato desse regresso e a inabalável confirmação do quanto se pode amar sem que todavia se aceitem todas as suas regras e tradições

Minha opinião: Este foi um livro que já li a bastante tempo, e apesar de não ser o meu tipo de leitura, fascinou me bastante. Esta é uma história verídica de sofrimento em que no fim consegue ter sucesso. Esta mulher em 1997 foi nomeada pelas Nações unidas embaixadora para os direitos das mulheres, na luta da eliminação da pratica de mutilação genital feminina. Eu não li o primeiro livro, só vi o filme, e recomendo.

Classificação: 3/5

Sem comentários:

Enviar um comentário