sábado, 27 de setembro de 2014

A Filha do Capitão


Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva

Sinopse: 
O capitão Afonso Brandão mudou a vida, quase sem saber, numa fria noite de boleto, ao prender o olhar numa bela francesa de olhos verdes e a voz de mel. O oficial comandava uma companhia da Brigada do Minho e estava havia dois meses nas trincheiras de Flandres quando, durante o período de descanso, decidiu pernoitar num castelo perto de Armentière. Conheceu aí uma deslumbrante baronesa e entre eles nasceu uma atração irresistível.
Mas o seu amor iria enfrentar um duro teste. O Alto Comando Alemão, reunido em segredo em Mons, decidiu que chegara a hora de lançar a grande ofensiva para derrotar os aliados e ganhar a guerra e escolheu o vale do Lys, como palco do ataque final. À sua espera, ignorando o terrível cataclismo preste a desabar sobre si, encontrava-se o Corpo Expedicionário Português. 
Passado durante a odisseia trágica da participação portuguesa na primeira guerra mundial, o romance a Filha do Capitão narra-nos a inesquecível aventura de um punhado de soldados nas trincheiras de Flandres e conta-nos a paixão impossível entre um oficial português e uma bela francesa. Mais do que uma simples história de amor, esta é uma comovente narrativa sobre a amizade, mas também sobre a vida e a morte, sobre Deus e a condição humana, sobre a arte e a ciência, sobre o acaso e o destino. 
Com esta obra inesquecível, o grande romance está de volta às letras portuguesas. 

Minha Opinião: Bem, este livro não me transmitiu nada.. Sim gostei da parte história, mas não me transmitiu emoção, não transmitiu suspense.. Se calhar tem a ver com a altura que o li (leio os livros várias vezes e transmitem-me sempre alguma coisa diferente).. Mas este livro não ganhou um cantinho no meu coração de leitora. 

Classificação: 2,5/5

Outras Opiniões: 
Um amor tão belo e intenso como impossível (...) Um caso de sucesso aquém e além fronteiras
FOCUS

Um romance emocionante que apanha o leitor na primeira página e não mais o deixa
Uelzener Anzeiger, Alemanha

Um romance à moda de Eça de Queirós, como há muito tempo não lia
Alexandra Barros 

Sem comentários:

Enviar um comentário